ISRAEL

 

            

A população de Israel é predominantemente judia com uma minoria árabe na sua maior parte muçulmana, embora também existam árabes cristãos, circassianos e druzos. É política oficial a preservação do caráter judaico do Estado, embora as leis garantam completa liberdade de culto.

A área englobada pelo Estado de Israel tem evoluído em relação ao território inicialmente previsto pelo plano de divisão da Palestina, votado na Assembleia Geral da ONU em 1947. O primeiro alargamento da sua área ocorreu logo com o fim da Primeira Guerra Árabe-Israelense, entre 1948 e 1949. Na seqüência da Guerra dos Seis Dias, em 1967, Israel conquistou as Colinas de Golã (originalmente território da Síria), a parte Oriental de Jerusalém e a Cisjordânia (originalmente partes da Jordânia) e a Faixa de Gaza e a península do Sinai (originalmente territórios egípcios). Em 1982 Israel firmou um acordo de paz com o Egito e retirou-se completamente do Sinai. Em 2000 saiu do Sul do Líbano, ocupado em operações de defesa contra a presença de guerrilheiros palestinos na região, e em Setembro de 2005 iniciou a sua retirada da Faixa de Gaza, atualmente administrada pela Autoridade Nacional Palestina. Com isso, o mapa israelense teve várias conformações ao longo de sua história, não tendo até hoje este estado definido as suas fronteiras.

Israel faz fronteira com os Estados do Líbano, Síria, Jordânia e Egito (listados no sentido horário do Norte para o Sul). Partilha do litoral do Mar Mediterrâneo, do Mar da Galiléia (Kneret), do Golfo de Aqaba (também conhecido como Golfo de Eilat) e o Mar Morto.

Desde 1967 Israel controla toda a cidade de Jerusalém, que proclamou como sua capital "única, eterna e indivisível" através da Lei Básica de 1980[1], promulgada pelo Parlamento israelense, porém condenada por uma resolução da ONU[2]. A maioria dos países não reconhece Jerusalém como capital de Israel e têm as suas representações diplomáticas em Tel Aviv.

O nome Israel (ישראל), que em hebraico significa Aquele que luta com Deus (ישר-אל; "Ishr-al") tem sua origem na passagem do Gêneses, primeiro livro da Bíblia (Torá), na qual Jacó luta contra um anjo e recebe deste o nome de Israel. A nação fundada por Jacó é chamada de "Os Filhos de Israel", ou "Israelitas". No Brasil, os habitantes do moderno Estado de Israel são denominados "israelenses".

Segundo as escrituras bíblicas, Israel é a terra prometida por Deus aos hebreus e é o berço da religião e da cultura judaica no século XVII a.C..

 

                                     Fonte: Wikipedia