URUBU

Cathartidae é uma família de aves ciconiformes conhecidas também como abutres do Novo Mundo. O grupo inclui as aves designadas vulgarmente por urubus e condores. Estas aves assemelham-se exteriormente aos abutres do Velho Mundo, mas estes pertencem à família Accipitridae. As semelhanças são um exemplo de evolução convergente direccionada para hábitos alimentares necrófagos.

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Ciconiiformes
Família: Cathartidae
Géneros
Cathartes
Coragyps
Gymnogyps
Sarcorhamphus
Vultur

Os urubus e condores habitam exclusivamente o continente americano e ocupam uma enorme variedade de habitats, desde os Andes às regiões tropicais e semi-tropicais da América Latina.

No Brasil é comum ouvir-se falar que os urubus conseguem comer alimentos estragados porque "após comer, voam até a camada de ozônio da Atmosfera (a cerca de 10.000 km de altitude) e lá abrem a boca, permitindo que o gás em questão destrua as bactérias que infestam os alimentos". Tal afirmativa, que já constou até em alguns livros escolares, é mera fantasia. Em algumas regiões do Brasil é chamado erroneamente de "corvo".

Na verdade, a explicação é simples: o organismo dos urubus (e, em menor escala, o das cegonhas, carcarás e certas corujas) apenas é resistente a tais bactérias, por meio de anticorpos e enzimas ainda não totalmente estudados, segundo o ornitólogo Luís Sanfilipo. No entanto, eles ainda podem adoecer, ao ingerir alimentos contaminados por produtos químicos ou então por germes contra os quais não tenham imunidade.

Fonte: Wikipédia