CASTOR

O castor (Castor sp.) é um mamífero roedor e semi-aquático, nativo da América do Norte e da Europa. É o único animal pertencente à família Castoridae, que contém um único género, Castor. Há duas espécies de castores: C. fiber, o castor europeu e C. canadensis, o castor americano. Pesquisas genéticas mostraram que as populações de castores europeias e norte-americanas são distintas e que a hibridização é improvável.

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Rodentia
Família: Castoridae
Género: Castor

O castor europeu foi caçado até quase à extinção por causa da sua pele e de um óleo que produzem e que é aplicado na indústria de perfumes. desapareceu completamente das Ilhas Britânicas no século XVI. No continente, subsistiram diversas populações na Escandinávia e em torno dos rios Elba e Ródano. A espécie foi recentemente reintroduzida nos Países Baixos e na Baviera com sucesso.

O castor americano é o animal nacional do Canadá e a mascote de uma série de universidades e institutos nos EUA, sobretudo os relacionados com engenharias. Esta espécie também sofreu bastante com a caça descontrolada, mas está neste momento fora de perigo. No início da colonização da América do Norte, os Índios usavam peles de castor como moeda de troca com os pioneiros europeus.

Os castores são animais herbívoros e sobretudo noturnos, conhecidos pela sua tendência natural de construir represas em rios e abrigos na lagoa artificial que é assim, eventualmente, criada. Estes abrigos são construidos também pelo castor e têm uma entrada sub-aquática, o que os torna fortalezas impenetráveis para os predadores. Estudos recentes mostram que o que motiva os castores a construir barragens é o som de água a correr. Por exemplo, o animal constrói um dique até a água parar de correr; se este som é introduzido artificialmente, o castor continua a construção, mesmo que a sua lagoa já esteja completa, até o som parar.

 

Fonte: Wikipédia